terça-feira, 3 de maio de 2011

Ambientalistas dão sugestões de alternativas às sacolas plásticas

Se o acordo entre os supermercados e o governo paulista para o fim do uso das sacolinhas plásticas até o final do ano vingar, os "puxa-sacos" das casas ficarão vazios. Sem as sacolinhas, como recolher o lixo doméstico?
Acordo prevê fim de sacola plástica em mercados de SP
Veja como fazer sacolas de jornal
De acordo com o Instituto Akatu, que defende o consumo ambientalmente consciente, uma opção é comprar sacos plásticos recicláveis de lixo. Aqueles de cor preta, à venda em todo o comércio.
Quanto maior o tamanho, melhor, já que o que importa é reduzir a quantidade de plástico nas casas, diz Estanislau Maria, do Akatu.
"De início, não existe consumo 100% sustentável, mas é possível adotar práticas que diminuam o impacto ao ambiente", diz Maria.
Como o plástico demora séculos para parar de poluir o ambiente, jogar plástico dentro de plástico, prática comum, é uma espécie de crime ambiental, segundo os especialistas.
Nesse caso, a solução é usar sacos feitos com dobradura de jornal, diz Maria. "No caso de lixo orgânico, basta colocar dois ou três sacos de papel para fazer com que o lixo não vaze", explica.
Há três meses, a dona de casa Rita Mismetti, 59, se tornou adepta das sacolas de jornal. Aprendeu a fazê-las pela internet e, hoje, aboliu o uso das sacolinhas plásticas de mercado na sua casa.
Gostou tanto da novidade que diversificou seus origamis. Faz um modelo grande, que coloca na cozinha e no banheiro, e um menor, para retirar as fezes do gato.
Quando os saquinhos estão cheios, ela os retira e joga num lixo maior, com saco plástico reciclável, claro.
Para ir ao mercado, Rita usa ecobags. São ao todo dez, que usa, reutiliza, remenda e lava, quando necessário. "É prático e eu fico com a consciência tranquila", diz.

29/04/2011

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/908798-ambientalistas-dao-sugestoes-de-alternativas-as-sacolas-plasticas.shtml


Comentário:

O fato das sacolas plásticas danificarem o meio ambiente não é mistério paa a maioria das pessoas, porém, poucas fazem ideia da dimensão dessa degradação. A Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania (SAIC) e o Ministério do Meio Ambiente, divulgaram os seguintes dados:

-33 milhões de sacolas plásticas são gastas por dia só no Brasil, e no mês, onúmero é de 1 bilhão. Anualmente, são 12 bilhões de sacolas utilizadas no Brasil;
-Estima- se qeu são consumidas de 500 bilhões a 1 trilhão de sacolas plásticas por ano pelo mundo;
-Para produzir 1 tonelada (100 kg) de sacolas gastam- se 11 barris de petróleo;
-Cada saquinho gera 0,5 kg de poluição aérea;
-Estima- se que mais de 3% das sacolas plásticas descartadas poluem as águas. E quando isso acontece, são levadas mar a fora, onde são confundidas com algas por alguns animais marinhos, como tartarugas e baleias que as engolem. No interior desses animais, as sacolas destróem seus sitemas digestivos.
-Ruas e avenidas também são alvo do descarte incorreto das sacolas. Muitas vezes, elas vão parar nos bueiros e contribuem para entupimentos e alagamentos em caso de chuva;
-Mesmo quando descartadas em aterros e lixões, elas são responsáveis por diversos problemas como, impermeabilização do solo (impede a absorção de água pelo solo), retenção de resíduos sólidos (o que os impede de se decompor) e líquidos (água parada causa dengue);-Demoram de 5 a 1000 anos para se decompor e durante esse processo libera CH4 (metano, gás incolor que quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável);
-Apenas, 1% das sacolas são recicladas;

Iniciativas adotadas em diferentes países para diminuir o uso de sacos plásticos:

-Austrália: Comerciantes são incentivados à comprarem a chamada “sacola verde” que podem ser reutilizadas várias vezes;
-Taiwan: Sacos plásticos foram banidos;
-Irlanda: Há um imposto de 0,22€ para cada saco plástico distribuído. O dinheiro vai para projetos ambientais. Com o imposto houve um decréscimo de 90% no uso dos sacos plásticos;
-Alemanha: As lojas vendem sacos plásticos por preços que variam;
-Zanzibar: Baniu o uso de sacos plásticos. Devido aos danos a vida marinha o turismo, principal atividade econômica, estava sendo prejudicado.
-Bangladesh: Baniu os sacos plásticos.


OBS. Notícia referente à semana do dia 24 ao dia 30/04

Nenhum comentário:

Postar um comentário