quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Jovem asmática morre após pedir ajuda por SMS: 'não consigo respirar'

Uma adolescente britânica que morreu em seu quarto por conta de um forte ataque de asma teve forças apenas para mandar uma mensagem de texto pelo celular para o próprio pai, que se encontrava no andar de baixo.

Siobhan Ullah, de 18 anos, não conseguiu gritar por ajuda durante o ataque, e enviou uma SMS com o texto "Eu não consigo respirar" para seu pai, Yousuf, que se encontrava no andar de baixo na casa da família, na cidade inglesa de Bradford. Cerca de 30 minutos antes, ela havia atualizado seu status no Facebook para "sensação de morte".
De acordo com a reportagem no site do "Daily Mail", ao receber a mensagem, o homem correu ao quarto e tentou ajudá-la a respirar, e chamou uma ambulância. A jovem, que sofria de asma havia anos, perdeu a consciência, e seu pai tentou reavivá-la com respiração boca-a-boca enquanto os paramédicos não chegavam.
O ataque de asma acabou ocasionando um ataque cardíaco. Siobhan ainda foi ligada a um aparelho para manter suas condições vitais, mas acabou sofrendo morte cerebral no dia seguinte. O aparelho foi desligado em seguida.
Além do pai, a mãe dela e os três irmãos estavam no hospital no momento da morte. Yousuf Ullah alerta para os riscos da asma. "Mesmo os três irmãos dela não tinham consciência de que a asma podia matar, muitas pessoas não sabem. Por isso é tão importante que as pessoas saibam o que fazer durante um ataque", afirma.


Siobhan Ullah, de 18 anos, na imagem central. A reportagem também mostra uma imagem do celular com a última mensagem enviada pela jovem para pedir ajuda (Foto: Reprodução/Daily Mail)





































































































































06/10/2011


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/jovem-asmatica-morre-apos-pedir-ajuda-por-sms-nao-consigo-respirar.html




Comentário:


A asma hoje em dia é uma doença que ataca uma considerável parte da população mundial. Porém, muitas vezes a própria família da pessoa que sofre desta inflamação que ataca o sistema respiratório não tem noção dos riscos apresentados, por isso é indispensável que se conheça e tenha consciência do que se fazer numa situação como a mostrada na reportagem.
Quando se trata de asma, os cuidados não são demais, principalmente porque a doença pode se desenvolver com coisas imperceptíveis do dia a dia, como mudanças climáticas, contato com a poeira doméstica, pelos de animais, fumaça, gripes ou resfriados, etc. também porque quem sofre, sente dores no peito e falta de ar.
Portanto, asma é uma doença preocupante, que como qualquer outra deve ser tratada com a maior seriedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário