sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sobe a 15 o número de mortes nos EUA por melões contaminados



Melões nos Estados Unidos foram contaminados por bactéria. (Foto: AFP Photo)Melões nos Estados Unidos foram contaminados
pela bactéria 'Listeria'. (Foto: AFP Photo)
Mais duas mortes por conta de melões contaminados foram confirmadas nos Estados Unidos, elevando para 15 o número de óbitos pela listeriose, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.
O número de infectados agora é de 84 pessoas em 19 estados da nação. As mortes ocorreram nos estados do Novo México, Colorado, Texas, Kansas, Maryland, Missouri, Nebraska e Oklahoma.
A doença é provocada por uma bactéria chamada Listeria monocytogenes. Esse micro-organismo foi encontrado em melões contaminados na fazenda Jensen Farms, localizada na cidade de Granada, no estado de Colorado.
Com sintomas parecidos com os de gripe, a listeriose pode causar dores musculares e febre. A doença é mais grave em grávidas - elas podem até perder o bebê ou a criança pode nascer com meningite. Segundo o CDC, idosos, recém-nascidos e adultos com as defesas do corpo enfraquecidas também são alvos mais fáceis para a infecção.

A própria fazenda solicitou que seus produtos fossem recolhidos depois da agência que regula remédios e alimentos nos Estados Unidos (FDA) ter identificado a origem do foco.
O tipo de melão infectado é conhecido como Rocky Ford - nome de uma cidade no Colorado famosa por esta variedade da fruta. Mas as autoridades sanitárias do país alertam que a Listeria pode crescer em outros tipos de melões, guardados dentro ou fora da geladeira.

30/09/2011



Comentário:

Essa não é a primeira vez que o mesmo tipo de situação acontece, está nos jornais e nos mais variados meios de comunicação. Alimentos contaminados representam um grande risco para a população, pois até que se descubra que o alimento está contaminado e que sim, pode trazer danos às pessoas, alguém já sofreu com isso se não ocorreu morte ainda. Um segundo passo é descobrir que bactéria é essa que atinge os alimentos, e então procurar os perigos que pode causar e então poder ter noção dos sintomas. Então, a população deve ser rapidamente avisada para que medidas de prevenção possam ser tomadas.
A própria fazenda já solicitou que seus produtos fossem recolhidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário