segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Necrotério na Turquia cria alarme para defuntos que 'ressuscitam'

Uma câmara municipal na região central da Turquia aprovou o desenvolvimento de um sistema de alerta para detectar se os supostos mortos recebidos por um necrotério local estão de fato mortos.
Segundo a agência de notícias Anatolia, os refrigeradores do necrotério, numa pequena cidade na província de Malatya, passaram a contar com um sensor de movimento.
De acordo com o responsável pelo cemitério, Akif Kayadurmus, o alarme é sensível o suficiente para detectar quaisquer movimentos.
"O refrigerador é capaz de detectar o mais leve movimento do corpo e faz soar um alarme", afirmou.
Necrotério na Turquia cria alarme para defuntos que 'ressuscitam' (Foto: Anatolia)
Necrotério na Turquia cria alarme para defuntos que 'ressuscitam' (Foto: Anatolia)

Alarme
Kayadurmus disse ainda que as portas dos refrigeradores também foram equipadas com um sistema de fechaduras que abrem automaticamente caso sejam tocadas.
"O refrigerador é capaz de detectar o mais leve movimento do corpo e faz soar um alarme", comentou.
As precauções, explica o titular do necrotério, se devem para o caso de 'um paciente, declarado morto pelos médicos, despertar do estado de inconsciência.
"Temos que considerar todas as possibilidades". disse.
O necrotério, que tem capacidade para 36 corpos, deve ser inaugurado dentro de uma semana, segundo a agência Anatolia.

22/09/2011

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/necroterio-na-turquia-cria-alarme-para-defuntos-que-ressuscitam.html

Comentário:

O que antes era tema de novelas e filmes, agora é previnido na vida real. Pode ser por erro médico ou por qualquer outro motivo, querendo ou não muitas vezes passa pela cabeça das pessoas pensamentos do tipo "E se ele ainda estiver vivo?" ou "Imagine, ser enterrado vivo!". Agora, parece que na Turquia essas perguntas não terão razão para existir.
O sistemas parece bastante "prático", de certa maneira, e criativo. Porém é claro, provavelmente não muito acessível para a população mais pobre.
Mas, é ótimo ter consciência da tecnologia e saber usá- la para coisas que ajudem as pessoas e que tragam bons resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário