quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Dose diária de álcool faz mulheres envelhecerem com saúde, diz estudo

Benefícios valem para mulheres de meia-idade que consumiram até uma dose por dia de álcool. (Foto: Odd Andersen / AFP Photo)
Benefícios valem para mulheres de meia-idade que
consumiram até uma dose por dia de álcool.
(Foto: Odd Andersen / AFP Photo / arquivo)


Mulheres de meia-idade que bebem uma dose de bebida alcoólica por dia (até 15 gramas de álcool) envelhecem com mais saúde, segundo um estudo divulgado por médicos da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e do hospital Brigham and Women, centro especializado na saúde da mulher em Boston, nos Estados Unidos.
Coordenado pelo especialista em nutrição e epidemiologia Qi Sun, o trabalho leva em conta dados de questionários respondidos por 121.700 enfermeiras sobre hábitos alimentares. As perguntas fazem parte de um levantamento feito em todos os estados dos Estados Unidos sobre a saúde dessas profissionais.
A grande maioria (97,1%) das enfermeiras não bebiam mais do que o equivalente a 3 doses por dia (até 45 gramas de álcool). Os pesquisadores analisaram como envelheceram as 13.984 enfermeiras que sobreviveram depois dos 70 anos.
Apenas uma dose diária elevou em 20% as chances de uma velhice saudável - sem doenças crônicas no coração, diabetes, limitações físicas ou mentais - na comparação com as enfermeiras que nada bebiam. Aquelas que bebiam regularmente - de cinco a sete dias por semana - tinham chance até 50% maior de um envelhecimento melhor quando comparadas com as abstêmias.
Beber mais do que uma dose mostrou-se menos eficiente para garantir uma velhice mais saudável, segundo a pesquisa. Fatores de risco como cigarro foram descontados na análise dos médicos.
Os resultados foram divulgados na publicação de livre acesso "PLoS Medicine". Dados sobre o estudo podem ser conferidos aqui (em inglês).

06/09/2011

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/09/dose-diaria-de-alcool-faz-mulheres-envelhecerem-com-saude-diz-estudo.html

Comentário:

É bastante surpreendente ler uma notícia como a mostrada acima, principalmente se levarmos em conta as milhares campanhas e opiniões contra o consumo de bebidas alcoolicas. Porém também não se pode querer radicalizar quanto ao assunto, pois a quantidade de álcool indicada na reportagem não é grande, mas ainda podemos levar em conta que a pessoa (no caso a mulher) que estará tomando essa pequena quantidade de álcool pode acabar exagerando em algum momento, levando ao vício, um quadro que até hoje muitas pessoas tentam reverter. Também pode- se levar em consideração que para os fumantes, o álcool potencializa a ação do tabaco.
Com vício ou sem vício, com riscos ou sem riscos, o certo é que o álcool pode ser ingerido, porém não excessivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário