sexta-feira, 10 de junho de 2011

Vaca clonada deve produzir leite similar ao materno humano

Vaca clonada deverá produzi leite similar ao materno. Foto: Divulgação
Vaca clonada deverá produzir leite similar ao materno


A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, apresentou nesta quinta-feira a bezerra Isa, fruto da clonagem de genes bovinos com humanos realizada por cientistas argentinos para gerar uma vaca que produza leite maternizado (semelhante ao humano).
Isa, nascida no último mês de abril no Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), produzirá, quando adulta, "um leite similar ao humano", declarou. A clonagem da "primeira vaca no mundo capaz de produzir leite maternizado foi realizada por cientistas do Inta e da Universidade de San Martín (USAM), afirmou a governante.
A bezerra é resultado da clonagem de "dois genes humanos que codificam proteínas presentes no leite humano e de grande importância para a nutrição dos lactantes", assinalou o Inta em comunicado. "Essas proteínas são a lactoferrina e a lisozima humanas, que têm funções antibacterianas", nutrem as crianças de ferro e fornecem agentes de imunidade contra doenças, segundo o Inta.
"É um orgulho para todos os argentinos ter a primeira vaca clonada que dará leite maternizado, isto demonstra as coisas que somos capazes de fazer", destacou a governante, assinalando que Isa é "o nome simpático" que os cientistas puseram na bezerra ao misturar as siglas do Inta e da USAM.
A Argentina entrou no seleto clube da clonagem destinada a criar vacas transgênicas com fins medicinais em agosto de 2002, quando nasceu Pampa, fruto da clonagem realizada por especialistas do laboratório Bio Sidus a fim de obter leite bovino com a proteína de crescimento humano hGH.
As descendentes de Pampa, primeira bezerra clonada na América Latina, produzem leite do qual é extraída essa proteína para produzir a menor custo remédios para crianças com deficiências de crescimento. Nos últimos anos, cientistas argentinos clonaram cavalos e touros para obter exemplares de melhor rendimento.


09 de junho de 2011


http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5177998-EI8147,00-Vaca+clonada+deve+produzir+leite+similar+ao+materno+humano.html


Comentário:


Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais.  Trata-se de um tipo de reprodução assexuada pois não envolve troca de gametas entre indivíduos. O resultado é obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – microorganismo, vegetal ou animal.
Clonagem reprodutiva: A clonagem reprodutiva se refere à produção se seres vivos geneticamente idênticos, ou seja, produção cópias idênticas de seres vivos, sejam eles animais, vegetais ou humanos. Neste processo, normalmente o núcleo de uma célula reprodutiva é retirado e esta recebe uma célula somática (quaisquer células de organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas na reprodução, como as células epiteliais-da pele-), que irá se fundir e se dividir, comportando-se como um embrião normal. Este embrião é implantado em uma mãe de aluguel. O organismo formado é geneticamente idêntico ao organismo doador da célula somática.
Clonagem terapêutica: A Clonagem Terapêutica é um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos à clonagem para fins reprodutivos mas que difere no fato da blástula (segundo estado de desenvolvimento do embrião) não ser introduzida no útero e sim esta ser utilizada em laboratório para a produção de células estaminais a fim de produzir tecidos ou órgãos para transplante.
Esta técnica tem como objetivo produzir uma cópia saudável do tecido ou do órgão de uma pessoa doente para transplante. As Células embrionária/células-tronco embrionárias são particularmente importantes porque são multifuncionais, isto é, podem ser usadas em diferentes tipos de células. Podem ser utilizadas no intuito de restaurar a função de um órgão ou tecido, transplantando novas células para substituir as células perdidas pela doença, ou substituir células que não funcionam adequadamente devido a defeito gene/genético (ex:neurônio/doenças neurológicas,diabetes, coração/problemas cardíacos, Acidente vascular cerebral, lesões da coluna cervical e sangue/doenças sanguíneas etc.).
As células-tronco adultas não possuem essa capacidade de transformarem-se em qualquer tecido. As células músculo/musculares vão originar células musculares, as células do fígado vão originar células do fígado e assim por diante.


Benefícios da clonagem:
A tecnologia humana da clonagem podia ser usada para inverter os ataques cardíacos. Os cientistas afirmam que conseguirão tratar vítimas de ataques cardíacos através da clonagem das suas células saudáveis do coração, e injectando-as nas áreas do coração que foram danificadas. As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte em grande parte dos países industrializados;
- Ferimento da coluna vertebral. Será aprendido a fazer crescer, outra vez, os nervos ou a parte posterior da coluna vertebral. Tetraplégicos poderão sair das suas cadeiras de rodas e voltar a andar;
- As espécies extinção poderiam ser salvas - com a pesquisa que conduz à clonagem humana será aperfeiçoada a tecnologia para clonar animais, e assim será possível para sempre preservar as espécies postas em perigo, incluindo seres humanos;
- Implantes Mamários. Muitas pessoas verificaram que os implantes mamários as faziam ficar doentes, com doenças próprias dos seus sistemas imunes, devido a algumas incompatibilidades produzidas por materiais usados no aumento do seio. Com a clonagem humana e a sua tecnologia de implantes mamários e outros formulários da cirurgia estética, poderia ser feito com implantes que não seriam diferentes dos tecidos normais da pessoa;
-Problemas no fígado e nos rins. Poderá ser possível clonar fígados humanos para transplante dos mesmos.


Um dos problemas referentes à clonagem humana, que é muito citada e questionada hoje em dia, é a grande possibilidade do envelhecimento precoce, uma vez que são originados de uma célula adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário