sábado, 18 de junho de 2011

Sérvios criam carregador de celular público movido a energia solar

Estudantes da Sérvia criaram o primeiro carregador público de celulares movido a energia solar.
O aparelho estoca energia por até um mês para uso em períodos de pouca luminosidade. Os criadores do dispositivo são todos estudantes da Universidade de Belgrado.
Com a criação, eles se tornaram também os mais jovens e únicos representantes de um país não-integrante da União Europeia a receber um prestigioso prêmio entregue aos principais inventores da Europa.

17/06/2011

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/06/servios-criam-carregador-de-celular-publico-movido-a-energia-solar.html

Comentário:
O uso do Sol para produção de energia está cada vez mais presente nas discussões ambientais que tratam da utilização de fontes renováveis e não-poluentes. Porém, o alto custo de fabricação e instalação ainda impede que a energia solar seja amplamente usada no planeta.
A produção de energia através da luz solar está vinculada ao chamado efeito fotovoltaico, que se baseia na conversão de energia luminosa sobre os materiais semicondutores. É a partir dele que se fazem os painéis solares, produzidos por células fotovoltaicas, que são aparelhos semicondutores capazes de captar a luz do sol, para transformá-la em energia.
Um sistema de energia fotovoltaico é composto basicamente dos seguintes elementos:

-Módulo Solar:
São placas desenvolvidas para converter diretamente a energia da luz do sol em energia elétrica, sob a forma de corrente contínua (DC), similar às das baterias automotivas.
-Regulador de Carga:
Aparelho eletrônico que protege as baterias de sobrecargas e descargas excessivas, prolongando sua vida útil.
-Inversor:
Aparelho eletrônico que converte a energia elétrica DC (corrente contínua) em AC (corrente alternada) 110 ou 220 Volts, possibilitando a utilização direta dos eletrodomésticos encontrados no mercado.
-Bateria:
Utilizadas para armazenar a energia gerada pelos módulos solares, para fornecer energia à noite ou em dias nublados.

Como funciona:
Os raios do sol, ao atingirem o módulo solar geram, através de um fenômeno denominado efeito fotoelétrico, energia elétrica, que conduzida através de cabos é armazenada em baterias similar a dos automóveis. Esta energia acumulada, pode ser utilizada à noite ou em longos períodos de mau tempo. Entre a bateria, o painel e as cargas (lâmpadas, eletrodomésticos, etc), é instalado o regulador de carga, para proteção da bateria.

Hoje em dia, nas residências comuns, a energia solar é utilizada principalmente para o aquecimento da água. Além de não poluir o meio ambiente, a fonte pode poupar um bom dinheiro na conta de eletricidade, representando uma economia de até 80%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário