sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mãe anoréxica pesa menos que a filha de sete anos no Reino Unido

Rebecca Jones e a filha de sete anos (Foto: Reprodução/Daily Mail)


À primeira vista elas parecem ser irmãs, mas, são, na verdade, mãe e filha. Após sofrer de anorexia por metade da sua vida, a britânica Rebecca Jones, de 26 anos, pesa hoje 32,3kg - menos que a filha de sete anos, Maisy, que pesa 37,4kg e tem 20 centímetros a menos. A notícia sobre o caso foi publicada nesta terça-feira (8) no site do jornal britânico "Daily Mail".
Segundo o periódico, enquanto vive de sopas, torradas e bebidas energéticas, a secretária incentiva a filha a comer chocolates e bolos. "Vestir as mesmas roupas que Maisy me dá uma sensação de orgulho. É errado, mas me faz sentir bem. Eu não acho que eu estou magra - eu sempre me vejo como maior.", disse ao jornal.
Segundo a reportagem, o distúrbio alimentar de Rebecca começou após o divórcio de seus pais, quando ela tinha 11 anos. Aos 13, ela praticamente parou de comer. "Minha mãe pensou que eu tinha perdido as gordurinhas a mais. Eu era mais feliz". Mas em dois anos seu peso caiu para 50,8kg e sua menstruação parou. "Eu estava tão frágil, muitas vezes não conseguia sair da cama", disse ela.
Ela conheceu o pai de Maisy quando tinha 19 anos e estudava na Universidade de Manchester. Ela tinha assumido o fato de que a anorexia a tinha deixado estéril e não tinha ideia que estava grávida até que sentiu um pontapé. Um exame revelou que ela estava com 26 semanas de gravidez.
De acordo com a reportagem, médicos pediram a ela para comer frango e tomar pílulas de vitaminas para ajudar o bebê, mas seu estômago não estava acostumado a eles. "Meu namorado tentou me fazer comer, mas meu estômago estava tão acostumado a pequenas quantidades, que a alimentação adequada me deixava enjoada."
Apesar de sobreviver com uma dieta de pão e beterraba, a filha nasceu saudável. Mas Rebecca não produziu leite para amamentar.
Após se separar do pai de Maisy, Rebecca passou a ter uma dieta praticamente líquida, que diminuiu seu peso para baixo de 31kg. Hoje ela conseguiu ganhar um pouco de peso, mas está com níveis perigosamente baixos de potássio - uma condição que provoca fraqueza muscular extrema. Ela agora tem seus níveis de potássio e frequência cardíaca monitorados regularmente.
08/11/2011

Comentário:
Pode ser que o título da notícia, e a reportagem em si, não chame a atenção de muitas pessoas. Mas deveria. A anorexia hoje é um grande e sério problema no mundo em que vivemos. A cada dia mais meninas (ou até meninos, mulheres, enfim) se sentem mal em relação a seu corpo e acreditam tanto na ideia de que precisam perder peso que acabam emagrecendo exageradamente e criando hábitos horríveis, como o de vomitar propositalmente, característica de uma pessoa com bulimia.
Muitas pessoas (principalmente os jovens) entram nessa situação por consequência de alguma experiência traumática que teve. E, então nessas horas, quando deveria ter o maior apoio daqueles próximos, se sentem sozinhas, e por exemplo, acabam tentando serem "aceitos" busacando uma beleza exagerada.
Nesses casos, acredito que seja essencial um acompanhamento além de nutricional, também psicológico, porque é óbvio que quem pratica tais atos, na grande maioria das vezes, não tem noção dos males que causa a si próprio, por isso precisa de alguém que mostre o que há de errado.
Todos deveriam passar a olhar para tal assunto de maneira mais crítica, para que se possa mostrar aos que sofrem de anorexia (ou qualquer outro transtorno alimentar) tudo de ruim que uma vida baseada em tais princípios pode acarretar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário