sexta-feira, 29 de julho de 2011

Iceberg que se desprendeu no Ártico continua à deriva no Atlântico Norte

Imagem de satélite feita pela Nasa no último dia 27, mas divulgada nesta sexta-feira (29), mostra o iceberg Petermann Ice Island-A à deriva no Mar de Labrador, entre a Groelândia e o Canadá.
O iceberg fazia parte da Geleira de Petermann e media 259 km², quatro vezes o tamanho da ilha de Manhattan, quando se desprendeu, em agosto de 2010.
Imagem de satélite da Nasa mostra o iceberg Petermann Ice Island-A à deriva no Mar de Labrador, entre a Groelândia e o Canadá. (Foto: Nasa/AP)
Imagem de satélite da Nasa mostra o iceberg Petermann Ice Island-A (ponto branco) à deriva no Mar de Labrador, entre a Groelândia e o Canadá. (Foto: Nasa/AP)

Na época, pesquisadores da Universidade de Delaware afirmaram que o bloco de gelo representava o maior desprendimento do Mar Ártico desde 1962. Apesar da redução de tamanho, a ilha congelada continua a representar perigo para rotas de navegação e plataformas de petróleo.
Cientistas de universidades como a de Ohio State continuam a observar a Geleira de Pettermann, que sofre constante desprendimento. Ainda não há comprovação científica de que tal fato é resultante do aquecimento global.
Porém, o Greenpeace Internacional afirma que a geleira tem sofrido redução devido à elevação da temperatura e que o surgimento de blocos, em decorrência da quebra, pode se tornar constante devido à mudança do clima.

29/07/2011

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/07/iceberg-que-se-desprendeu-no-artico-continua-deriva-no-atlantico-norte.html

Comentário:

Os Icebergs formam-se pela acumulação contínua de geleiras. Separem-se em função de seu próprio peso e do movimento das marés. Lançados ao mar, ficam à deriva nos oceanos.
Existem Icebergs que chegam a pesar dezenas de toneladas. Mas mesmo assim flutuam, porque o gelo é menos denso que a água. Além disso, os Icebergs contêm bolhas de ar e são formados de água doce, proveniente da precipitação de neve. A água doce tem densidade menor que a água salgada do mar. Em geral, apenas cerca de 20% do Iceberg fica acima do nível da água, havendo uma pequena variação conforme a relação entre as densidades do Iceberg e a da água do mar. Se, por exemplo, a água do mar for mais salgada, e portanto mais densa, uma maior porcentagem do Iceberg vai ficar fora da água.

Os Icebergs são levados pelas correntes marítimas e pelo vento a uma velocidade que depende de suas dimensões e forma, e das velocidades da corrente e do vento. No Ártico, as velocidades aumentam devido ao maior número de correntes marítimas.
O tempo de vida dos Icebergs varia entre quatro e dez anos, dependendo das condições climáticas e das características de cada bloco. Eles derretem normalmente sob a ação dos raios do sol e da água do mar.
Como estão à deriva, os Icebergs podem ser perigosos para a navegação comercial. Foi o que aconteceu com o navio Titanic, que acidentalmente bateu em um Iceberg.
Para estudos geológicos, os Icebergs são importantes porque transportam sedimentos, pedaços de rochas que se acumulam tanto nos continentes quanto no fundo dos oceanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário